Seguro educacional, uma garantia para o futuro dos nossos filhos

O aumento na estipulação do seguro educacional nos últimos anos tem sido benéfico para ambos os contratantes e as instituições de ensino. Os primeiros podem olhar com maior confiança a possibilidade de que seus filhos serão capazes de completar com sucesso o curso de estudos, enquanto a seguradora irá quitar diretamente, perante a instituição de ensino, as mensalidades escolares se o segurado ficar temporariamente impossibilitado de sustentar os estudos do filho por causa de perda do trabalho, de uma doença ou de um acidente, ou, na pior das hipóteses, se ficar inválido ou morrer. Neste caso a seguradora assumirá o compromisso de pagar as mensalidades até o aluno concluir seus estudos.
Por outro lado as instituições de ensino serão beneficiadas também podendo contar com a regularidade dos pagamentos e tendo assim mais estabilidade financieira.

Por este motivo algumas escolas de ensino superior e universidades estipularam parcerias com as seguradoras oferecendo seguros educacionais coletivos, planos de seguros que são mais baratos do que seriam se contratados individualmente e que estão incluidos na mesma mensalidade, com um custo adicional que varia entre 1% e 3% do valor da mesma, um custo que é acessível para todos os bolsos.

Embora o aumento, o setor do seguro educacional ainda tem amplo espaço para crescimento, considerando que, atualmente, apenas 5% das instituições educacionais privadas do Brasil oferecem este tipo de seguro para seus alunos no momento da inscrição.