Condições do seguro de vida

Condições e características da apólice de seguro de vida

O seguro de vida é um contrato celebrado entre um indivíduo em particular (o contratante) e uma companhia de seguros. Em troca do pagamento de uma certa quantia de dinheiro, a companhia de seguros concorda, por uma determinada data, pagar uma anuidade ou um capital. A quantidade de dinheiro que o segurado paga à companhia de seguros é chamado de “prêmio” e representa a remuneração da seguradora pelo risco assumido.

[ad#annuncio1]

Há quatro partes envolvidas em uma apólice de seguro de vida:

  1. a empresa de seguros;
  2. o contratante, ou a pessoa que assina o contrato;
  3. o segurado, ou seja, o evento ao qual se refere;
  4. o beneficiário, ou uma pessoa que, após a ocorrência de um determinado evento, tem direito a receber o benefício.

O prêmio de seguro de vida: o método de cálculo e pagamento

Como mencionado anteriormente, a apólice de seguro de vida prevê o pagamento de um prêmio. Dependendo do tipo de apólice, o pagamento é feito em parcela única, no momento da celebração do contrato (prémio único), ou através de pagamentos parcelados com uma periodicidade anual (prêmio recorrente) por um certo período.

Além desta, há também apólices de prêmio único recorrente: são apólices muito flexíveis, que permitem, ao invés de prever o pagamento do montante do prêmio com uma solução única, de pagar o valor do prêmio fazendo um número de pagamentos com uma frequência escolhida pelo segurado e de um valor combinado de vez em vez entre o contratante e a seguradora.

No momento da assinatura do contrato é certamente importante saber se o prêmio é bruto ou líquido de custos de gestão, custos adicionais e impostos.

Renda fixa ou capital? Como é melhor receber o valor do seguro de vida?

Em troca do pagamento do prêmio por parte do contratante a companhia de seguros se compromete a pagar em uma data pré-estabelecida um capital ou uma anuidade.

[ad#annuncio2]

Optando por receber o capital, o beneficiário obterá da companhia de seguros o pagamento de uma solução só dos valores acumulados ao longo dos anos com base nos prêmios pagos. Quem em vez escolhe a anuidade, receberá uma pensão com pagamentos anuais ou mensais para o resto da sua vida ou por um determinado período.

Como escolher entre as duas alternativas? Depende das necessidades financeiras do indivíduo e das razões que o levaram a contratar a apólice. A decisão final também inclui razões de natureza fiscal, porque o Ministério da fazenda trata de forma diferente o valor recebido, dependendo se é capital único ou renda fixa.