bônus-malus

Seguro auto: o sistema do bônus-malus

O seguro auto com bônus-malus é um sistema que regula o prêmio de seguro, segundo o qual, de acordo com o número de sinistros dos quais o segurado seja responsável e pelos quais a seguradora tem que pagar indenização, o prêmio  a pagar para o ano seguinte será reduzido na ausência de sinistros (bônus) ou aumentada em caso de acidentes com culpa do segurado (Malus).

[ad#annuncio1]


Nem todas as coberturas são causa de um aumento do prêmio  do seguro de carro com o sistema bônus-malus. As coberturas que podem afetar o bônus-malus são por exemplo: a responsabilidade civil, colisão, choque ou capotamento com responsabilidade total ou parcial do segurado; furto ou roubo,; incêndio, raio ou explosão. A quebra de vidros, quando incluídos na coberdura do choque, colisão ou capotamento, não afeta o bônus-malus da sua apólice.

As tabelas das seguradoras para calcular o aumento do prêmio  de bônus-malus, em caso de acidente, na maior parte, são tão complexas que não é fácil calcular o montante e passa a ser conveniente chamar a asseguradora a pagar a indenização de um acidente. Geralmente, se os danos são reduzidos, é melhor pagar do próprio bolso: a soma que você tem que pagar muitas vezes é menor que o aumento do prêmio  na renovação do seguro, especialmente se você está em uma classe de mérito elevado, ou seja, há muitos anos que você não é causa de acidentes.

Se você vender o seu carro não perde o bônus adquirido ao longo dos anos. Neste caso, você deve informar a companhia de seguros para tomar as medidas adequadas. Normalmente tem 120 dias para informar a seguradora sobre o novo veículo objeto do seguros. Fazendo todas as comunicações dentro do prazo não perderá o bônus adquirido no sistema de seguro carro com bônus-malus.