Reajuste do valor do seguro de carro

O reajuste do valor do seguro de carro

Todos os anos, na hore de renovar o seguro de carro, todas as seguradoras propõem ao segurado um reajuste no valor do prêmio que, dependendo do caso, também pode ser considerável. Vamos ver quais são os fatores que as seguradoras availiam para calcular o reajuste e o que o consumidor pode fazer se considera excessivo o valor cobrado pela seguradora.

[ad#annuncio1]

Como explicamos em outra pagina deste site, o valor do prêmio do seguro de carro não depende diretamente do valor do carro e o reajuste também, ao contrario do que muitos pensam, não depende da inflação ou de outros indices financieiros.
O valor do reajuste é calculado pelas seguradoras com base no indice de roubos e furtos e no custo das peças utilizadas para reparar os carros que sufreram acidentes como no custo da mão de obra necessaria para executar o reparo, cujos valores sã adjustados pelas montadoras.
As seguradoras cada ano calculam o custo medio dos reparos reembolsados aos segurados e das peças utilizadas para executa-los e com base neste valor determinam o reajuste do prêmio.
Outros fatores que podem determinar um reajuste do seguro de carro são alteraçõoes no prefil do segurado, como uma mudança de bairro ou de cidade, um novo motorista dirigindo o carro, etc.
Se o segurado achar o valor do reajuste excessivo tem o poder de não renovar o seguro e solicitar uma cotação a outra seguradora. Como cada seguradora calcula o valor do prêmio com base em dados próprios, as vezes mudando de seguradora pode-se economizar bastante.